top of page
Buscar

Dia Mundial da reciclagem: a quem pertence o nosso lixo?

  • Foto do escritor: Ecomet Metais Sustentáveis
    Ecomet Metais Sustentáveis
  • 18 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Quem é o dono do nosso lixo? Essa é uma pergunta que os catadores de materiais recicláveis de todo o mundo estão fazendo ao se unirem para lutar por sobrevivência. O que jogamos fora, eles insistem, deve ser acessível a todos.


Em todo o mundo, cerca de 56 milhões de pessoas coletam e revendem o metal, o vidro, o papelão e o plástico que o restante de nós joga fora.


O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. Com a data, surge a necessidade de discutir os possíveis caminhos para o aprimoramento da reciclagem no mundo. Segundo levantamento da Bain & Company, a iniciativa no Brasil é possível por diversos participantes informais e pequenos.


A estrutura da cadeia de reciclagem é a seguinte: existe o descarte do pós-consumo feito pelo consumidor. Depois disso, o material é coletado por empresas ou catadores. Em seguida, é encaminhado para cooperativas que vão reinserir aquele material na cadeia novamente, sempre que possível, tentando agregar valor ao subproduto.


Associações, empresas e indústrias têm, cada vez mais, se responsabilizado sobre a maneira como a produção como um todo se estrutura: desde a produção do insumo até o pós-consumo, ou seja, o descarte. Esse é o exemplo da ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), que desde meados dos 2000 trabalha com logística reversa, enquanto defende os interesses dos catadores – profissionais tão importantes para a cadeia produtiva da reciclagem.



A Ecomet Metais Sustentáveis, há 12 anos, se propõe a ampliar o trabalho de reciclagem de metais não-ferrosos no país, de forma segura, produtiva, rentável e com baixo custo – alumínio, cobre, zinco, zamac, bronze, estanho - reciclando e produzindo matérias-primas para aplicação industrial.


Em relação à meta de coleta e reciclagem, o país já tem uma taxa de coleta e reciclagem de 98% das latas de alumínio. A taxa de coleta e reciclagem de PET está em torno de 57,4% do que é produzido no país.


Qual a origem do Dia Mundial da reciclagem?


O Dia Mundial da Reciclagem, comemorado no dia 17 de maio, foi criado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A data tem como objetivo ser um convite à reflexão sobre questões ambientais que são consequência da forma como os produtos são consumidos.

 
 
 

Comments


bottom of page