Logística reversa e sua importância para a indústria
- Ecomet Metais Sustentáveis
- 29 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
A logística reversa envolve a indústria, fornecedores, distribuidores, importadores, comerciantes, consumidores e Poder Público, que deve se encarregar dos serviços de limpeza e correta destinação dos resíduos.
A lei 12.305/10 define logística reversa como sendo um “instrumento de desenvolvimento econômico e social, caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Além dos evidentes benefícios ambientais, a logística reversa traz uma série de vantagens para a indústria:
01 Redução de custos: a logística reversa auxilia na redução de custos com matérias-primas, pois os resíduos são reaproveitados com a reciclagem de materiais, diminuindo despesas com insumos. De outro lado, ao cumprir a legislação ambiental, as empresas ficam livres de multas e outras penalidades, evitando custos adicionais;
02 Aumento da produção industrial: a adoção de tecnologias limpas resulta na otimização da produção e na manutenção do padrão de qualidade dos produtos fabricados. Ao mesmo tempo, a empresa investe mais no desenvolvimento de produtos que sejam fáceis de reciclar;
03 Fidelização de clientes: a consciência ambiental vem aumentando e a responsabilidade social das empresas, além de beneficiar o meio ambiente, também ajuda a construir uma imagem positiva junto aos clientes, contribuindo para a sua fidelização. Por isso, campanhas de Marketing divulgando as ações ambientais da empresa são muito importantes!





Comentários