Qual o panorama da reciclagem no Brasil?
- Ecomet Metais Sustentáveis
- 28 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Apesar de muitos locais contarem com serviços de coleta seletiva, existem cidades em que não há esse suporte. No entanto, catadores de itens recicláveis tentam suprir essa demanda, tornando-se peças fundamentais para aumentar a porcentagem dos resíduos que são reciclados no Brasil.
Infelizmente, apenas essas iniciativas não são suficientes para dar um destino correto aos resíduos recicláveis. Na verdade, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê a não-geração de resíduos. No entanto, quando forem inevitáveis, é previsto que haja a disposição final adequada.
Para isso, a PNRS estabelece que a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos deve ser compartilhada. De acordo com dados da PNRS, cerca de 30% de todo o lixo colhido no Brasil têm potencial de reciclagem, mas apenas 3% são reaproveitados e transformados novamente em produtos.

Outro exemplo é o plástico, um dos principais componentes do lixo: das 11 milhões de toneladas produzidas por ano, apenas 145 mil (cerca de 1%) são recicladas. Índice que torna o Brasil o 4° maior produtor de lixo plástico e o que menos recicla em todo o mundo.
Essas pesquisas revelam que há um grande desperdício em vários setores. O primeiro deles é o ambiental, visto que mais lixo é destinado aos aterros sanitários, diminuindo a sua vida útil. Além disso, há o ponto de vista econômico e social, uma vez que a reciclagem de materiais pode ser uma fonte de renda para as famílias brasileiras, e gera valor e economia para as empresas.
É preciso ter em mente que muitos materiais podem ser reciclados. Alguns são mais difíceis, do ponto de vista econômico, mas para esses casos, há alternativas, como o co-processamento, que já existe no Brasil. Nesse caso, é possível aproveitar para a fabricação de cimento materiais que, hoje, ainda costumam ser descartados como rejeito.
Ecomet Metais Sustentáveis
Atuando no segmento de reciclagem de metais não-ferrosos de forma segura, produtiva, rentável e com baixo custo – alumínio, cobre, zinco, zamac, bronze, estanho - reciclando e produzindo matérias-primas para aplicação industrial, sendo referência nacional no setor, a Ecomet Metais Sustentáveis recicla milhares de toneladas anualmente de metais não-ferrosos, estando entre uma das principais indústrias do Brasil nesse segmento.
A matriz está situada no Distrito Industrial de Cachoeirinha/RS e a filial na cidade de Araquari/SC. A ECOMET METAIS SUSTENTÁVEIS tem o foco na excelência da reciclagem de metais, possuindo todas as licenças ambientais para o correto funcionamento, captando, reciclando e distribuindo seus produtos de maneira eficiente e inovadora.
Aliando equipamentos de última geração e alta tecnologia, a ECOMET METAIS SUSTENTÁVEIS possui um quadro de colaboradores altamente qualificados, amplamente treinados a produzir sempre em alto nível, de maneira a posicionar a empresa num patamar de competitividade internacional.
Σχόλια