top of page
Buscar

A reciclagem de metais e os tipos de metais existentes

  • Foto do escritor: Ecomet Metais Sustentáveis
    Ecomet Metais Sustentáveis
  • 15 de out. de 2021
  • 3 min de leitura

A grande vantagem do reaproveitamento de metais é que eles são 100% recicláveis, e esse processo pode ser feito inúmeras vezes, sem que o material perca a maioria das suas propriedades. Ou seja, não há um limite para a reutilização do metal e essa atitude ainda pode ser muito proveitosa para a sua indústria, além de proteger o meio ambiente.


A ECOMET METAIS SUSTENTÁVEIS atua no segmento de reciclagem de metais não-ferrosos de forma segura, produtiva, rentável e com baixo custo – alumínio, cobre, zinco, zamac, bronze, estanho - reciclando e produzindo matérias-primas para aplicação industrial, sendo referência nacional no setor.


ree

Quais são os tipos de metais existentes?


De forma geral, os metais podem ser classificados em dois grupos:


✅ Ferrosos: ferro e aço;

✅ Não ferrosos: cobre, alumínio, níquel, chumbo e zinco.


Enquanto os não ferrosos têm seu potencial de contaminação da natureza reduzido ao longo do tempo, o mesmo não ocorre com os ferrosos. Portanto, é preciso ter um pouco mais de atenção com o ferro e aço nas ações de reciclagem.


O cobre, por exemplo, foi o primeiro metal a ser descoberto, ainda na pré-história. Atualmente, é um dos metais sobre os quais podemos dizer que 50% dos itens fabricados com ele são de origem reciclada. Após a pré-história, com a descoberta desse metal, várias ferramentas feitas com ossos ou pedras foram substituídas pelas metalizadas, o que trouxe um ganho substancial em eficiência e durabilidade para esses utensílios.


Ao contrário do papel e de outros materiais, o metal pode passar infinitas vezes pela reciclagem sem perder suas propriedades. No caso do alumínio, esse processo ainda pode poupar a extração da bauxita. Por lata reciclada, é produzida energia suficiente para deixar acesa uma lâmpada de 100 watts por 20 horas.


Sustentabilidade


Os metais são amplamente usados em diversos equipamentos, embalagens e estruturas devido ao seu alto grau de resistência, durabilidade e facilidade de adequação. Por isso, a reciclagem é uma das formas mais sustentáveis de produzir e gerenciar esses materiais.


Em vez de descartar os itens no meio ambiente em forma de lixo, a reciclagem visa a processar os materiais para que possam ter utilidade novamente para as pessoas ou mesmo para a indústria. Eles podem vir a se tornar matéria-prima para a produção de novos produtos, sem prejudicar em nada o resultado final.


A reciclagem e a sustentabilidade andam juntas porque os metais são materiais que levam muito tempo para se decompor na natureza. Dependendo das condições do local de descarte, esses compostos podem levar centenas ou até milhares de anos para sumir. O alumínio, por exemplo, pode levar de 100 a 500 anos para desaparecer.


Portanto, a correta destinação do metal traz grandes benefícios quando se aplica à reciclagem de metais, pois o material pode ser reciclado por tempo indeterminado. Por exemplo, uma simples lata pode se tornar parte de uma peça de avião, uma panela, peças de carro, quadros para bicicletas, ferramentas e muitos outros itens.


Por meio da reciclagem, os metais são transformados em novos produtos, o que evita que sejam eliminados no meio ambiente, em que podem causar grandes danos à natureza.


Redução de custos


Algumas matérias-primas são muito caras ou de difícil acesso. A reciclagem de metais reduz os custos, pois são utilizados materiais que não passaram pela etapa de extração e beneficiamento. Como vantagem, a fabricação de um mesmo produto se torna mais barata e esses custos podem ser repassados ao consumidor como uma vantagem.


Geração de empregos


O processo de reciclagem está dentro de uma cadeia produtiva que acolhe diversas cooperativas de catadores de recicláveis. Por isso, incentivar a reciclagem de metais traz também benefícios para a população que trabalha com esse material, pois, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), as atividades relacionadas a coleta de material reciclável podem gerar R$ 8 bilhões em renda anualmente.


As boas métricas


Quando falamos em reciclagem de metais e o seu benefício para o meio ambiente, temos boas métricas a serem seguidas no processo:


✅ a transformação do minério em metal para uso em materiais diversos;

✅ a menor utilização e contaminação da água;

✅ a economia de carvão vegetal;

✅ a redução da emissão de poluentes.


Economia de energia


Em diversos processos de beneficiamento dos materiais, muita energia é demandada. No entanto, esse gasto é muito menor quando o composto não precisa passar por todas as etapas para chegar em sua forma final, o que ocorre quando compramos a matéria prima virgem.


Ao optar pela reciclagem, você tem alguns elementos que chegam a gastar 95% menos energia para ser reaproveitado. Sem contar que o tempo de processamento também é bem menor quando comparamos.

 
 
 

Comentários


bottom of page