Benefícios da logística reversa e seus tipos
- Ecomet Metais Sustentáveis
- 18 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Quais são os benefícios que podemos alcançar através do processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados, do ponto de consumo até o ponto de origem, propostos pela logística reversa?
A seguir listamos cinco benefícios diretamente relacionados ao processo:
Proteção do meio ambiente – uma vez que há aumento de reciclagem e reutilização de produtos há uma diminuição de resíduos;
Diminuição dos custos – retorno de materiais ao ciclo produtivo, e/ou matérias primas mais baratas;
Melhora da imagem da empresa perante o mercado – empresas ambientalmente responsáveis representa uma forte publicidade positiva;
Relação custo/benefício vantajosa – apesar dos custos com a estruturação de uma logística reversa os benefícios (ambientais, boa imagem no mercado, etc.) superam os custos e investimentos necessários;
Maior lucratividade – ao reduzir os custos e melhorar o posicionamento da empresa frente ao mercado, consequentemente será maior a lucratividade.
Embora sejam reconhecidos os benefícios da logística reversa, a realidade de muitas empresas mostra que é difícil verificar todas suas vantagens. Isso porque, existe a ideia de que o fluxo reverso somente representa custos e, como tal, recebe pouca ou nenhuma prioridade nas empresas. Temos de acrescentar também que a falta de uma estrutura sólida para a logística reversa faz com que o processo seja mais caro em relação aos métodos convencionais.
Tipos de logística reversa
O conceito de logística reversa, em grande parte, é associado às questões de sustentabilidade e reciclagem de materiais. Entretanto, o conceito abrange também o retorno de produtos que apresentaram algum tipo de defeito ou mesmo não atenderam às expectativas de seus consumidores.
Por ser dois casos distintos, existe hoje uma classificação diferente para cada tipo, como vamos ver a seguir:

Logística reversa pós-venda
Nesta classificação o produto retorna à cadeia de distribuição antes de ter sido usado pelo consumidor ou em casos de pouco uso (pela identificação de defeito ou por algum erro no processamento do pedido, por exemplo). Para isso a empresa precisa planejar o recebimento e encaminhamento dos itens, estabelecendo meios de controle do fluxo físico e das informações logísticas. Muitas vezes, o produto pode passar por melhorias, manutenções e reparos e voltar a ser comercializado.
Logística reversa pós-consumo
Já na Logística Reversa pós-consumo, o produto foi adquirido, utilizado e descartado pelo consumidor, pelo término de sua vida útil. Da mesma forma que no pós-venda, a empresa deve se preparar para receber os itens e dar-lhes o devido encaminhamento, que pode ser a reutilização para retorno ao ciclo produtivo, a reciclagem ou o desmanche seguido pela destinação ambiental adequada.





Comentários