top of page
Buscar

Como a reciclagem influencia na qualidade do ar das grandes cidades

  • Foto do escritor: Ecomet Metais Sustentáveis
    Ecomet Metais Sustentáveis
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

A reciclagem diminui a poluição do ar ao reduzir a necessidade de extração de novas matérias-primas, que gera emissões de gases de efeito estufa, e ao diminuir o consumo de energia e a produção de poluentes no processo de fabricação a partir de materiais virgens.


Além disso, ao desviar resíduos de aterros sanitários e da incineração, a reciclagem evita a emissão de gases tóxicos resultantes da decomposição de lixo, melhorando a qualidade do ar. 


Redução na extração de recursos e produção:


  • Menos energia e emissões:

    A reciclagem de materiais como papel, plástico e alumínio consome significativamente menos energia do que a produção de novos materiais a partir de matérias-primas virgens, como madeira, petróleo e minério. Essa economia de energia resulta na diminuição da queima de combustíveis fósseis e, consequentemente, na menor emissão de gases poluentes e de efeito estufa na atmosfera. 

  • Conservação de recursos naturais:

    A reciclagem diminui a demanda por recursos naturais, como árvores e minerais, preservando as florestas e reduzindo a degradação ambiental associada à sua extração. 


Diminuição da poluição em aterros sanitários e incineração: 


  • Menos gases tóxicos:

    Ao reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, a reciclagem evita a decomposição anaeróbica do lixo, que libera gases tóxicos como o metano, um potente gás de efeito estufa.

  • Prevenção da incineração:

    A reciclagem também reduz a necessidade de incineração de lixo, um processo que, especialmente quando inadequado, emite poluentes e substâncias tóxicas para o ar.


Melhora da qualidade do ar em geral: 


  • Ciclo de vida mais limpo: Todo o ciclo, desde a produção de materiais até o seu descarte, é menos poluente quando a reciclagem é praticada. Ao reciclar, promovemos uma gestão de resíduos mais sustentável que contribui diretamente para a melhoria da qualidade do ar que respiramos.

ree

Qual é o impacto da poluição do ar?


Como assinala a OMS, a poluição do ar é um dos maiores riscos ambientais para a saúde humana e uma das principais causas evitáveis de morte e doenças em todo o mundo. Os dados da organização internacional mostram que quase toda a população mundial (cerca de 99%) respira ar que excede as diretrizes da OMS e contém altos níveis de poluentes. Os dados da organização indicam que este tipo de poluição causa cerca de 7 milhões de mortes prematuras a cada ano.


A Organização Mundial da Saúde adverte que as elevações diárias de poluentes podem levar a um aumento da mortalidade geral, bem como um maior número das hospitalizações por doenças respiratórias crônicas como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); têm chances ainda de aumentar o risco de câncer de pulmão, afetar pessoas com doenças cardiovasculares e fazer crescer o número de visitas hospitalares de emergência.


Dados da OMS apontam que partículas finas podem entrar no corpo através da respiração e alojar-se nos pulmões, o que inflama os tecidos e causa problemas respiratórios. No caso de material particulado 2,5, ele tem capacidade de se instalar na corrente sanguínea e afetar o sistema cardiovascular.


"Quanto menores os níveis de poluição do ar, melhor será a saúde cardiovascular e respiratória da população, tanto a longo como a curto prazo”, indicam as diretrizes propostas pela ONU.


A especialista Luisa González-Herrera comenta que as consequências não são apenas para a saúde das pessoas, mas que a poluição do ar também causa danos ao meio ambiente. A título de exemplo, a especialista em qualidade do ar explica que as partículas finas depositadas nas folhas das plantas impedem a troca de gases durante a fotossíntese, o que tem um impacto sobre o rendimento das culturas agrícolas. 


Além disso, a poluição do ar causa chuva ácida: ou seja, aqueles gases que estão presentes na atmosfera, especificamente óxidos de enxofre e de nitrogênio, quando combinados com a chuva, geram ácidos nítricos e sulfúricos que, quando caem no solo e nas plantas, acidificam a terra e reduzem sua capacidade de produção.

 
 
 

Comentários


bottom of page