top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcomet Metais Sustentáveis

Dia Mundial da Água: porque é comemorado dia 22 de março

O evento é celebrado desde 1993 e destaca este recurso vital. Em 2023, o tema inspira a mudança que o mundo precisa.


O Dia Mundial da Água é comemorado para conscientizar e inspirar ações para enfrentar a crise global de água e saneamento, em que 2 bilhões de pessoas ainda vivem sem acesso à água potável, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

A data foi estabelecida em 1992 por meio de uma resolução adotada pela Assembleia Geral da ONU, que declarou o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a efeméride foi comemorada pela primeira vez em 1993.


Qual é o tema do Dia Mundial da Água


O tema do Dia Mundial da Água de 2023 convoca a população a fazer parte da mudança que ela quer ver no mundo, diz o material de campanha da ONU para este ano.

Usando uma antiga fábula do povo quéchua do Peru, na qual um beija-flor carrega gotas de água para extinguir um grande incêndio, a campanha incentiva as pessoas a estarem presentes para ajudar a resolver a crise da água e do saneamento.

De acordo com a divulgação da ONU sobre ações para o Dia Mundial da Água, há três maneiras de participar do evento: aprender sobre a crise de água e saneamento; tomar medidas diárias para ajudar a resolver a crise; e compartilhar informações e suas próprias ações para incentivar o debate e aumentar a conscientização.



Declaração universal dos direitos da água


1- A água faz parte do patrimônio do planeta;


2 - A água é a seiva do nosso planeta;


3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;


4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;


5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;


6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;


7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;


8 - A utilização da água implica respeito à lei;


9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;


10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


Atenção !!!


Além da escassez de água, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade desse recurso. A poluição causada pelas atividades humanas torna a água disponível imprópria para o consumo. De acordo com a ONU, 1 em cada 3 pessoas no mundo não possui acesso à água potável. Ainda de acordo com a ONU, três bilhões de pessoas não possuem instalações básicas para lavar as mãos de forma adequada. Esse quadro é preocupante, pois está relacionado com uma série de doenças, e o hábito de lavar as mãos pode prevenir várias enfermidades.


Como toda a população necessita de água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, por meio da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são Direitos Humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei. Entretanto, ainda falta muito para que todas as pessoas tenham esse direito realmente garantido.


3 visualizações
bottom of page