O avanço da logística reversa no Rio Grande do Sul
- Ecomet Metais Sustentáveis
- 29 de jul.
- 2 min de leitura
O Rio Grande do Sul deu um passo significativo em direção à sustentabilidade com a publicação da Resolução Consema 500/2023, que regulamenta a logística reversa de embalagens em geral no estado.
O que é Logística Reversa?
A logística reversa é um mecanismo previsto pela legislação para fazer cumprir o princípio da responsabilidade compartilhada, que determina que todos os atores devem tomar ações em relação ao ciclo de vida dos produtos comercializados e utilizados.

Objetivos da Resolução
Implementar sistemas de logística reversa para embalagens em geral;
Reduzir a quantidade de resíduos destinados inadequadamente;
Promover a reciclagem e o reaproveitamento de materiais;
Fortalecer as cooperativas de catadores de material reciclável.
Responsabilidades
Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de embalagens em geral são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa;
Consumidores também têm um papel importante no processo de logística reversa.
Metas e Prazos
As metas e os prazos para implantação e implementação dos sistemas de logística reversa de embalagens em geral não poderão ser inferiores ao estabelecido no Plano Nacional de Resíduos Sólidos;
As entidades gestoras de sistemas de logística reversa de embalagens em geral deverão realizar cadastro junto ao órgão ambiental estadual.
Entidades Gestoras
Existem diversas entidades gestoras espalhadas pelo Brasil, cada uma com características particulares e responsável por coordenar a logística reversa de empresas de ramos e especificidades diferentes;
No Rio Grande do Sul, há conhecimento de 13 entidades atuantes.
Desafios, Perspectivas e Oportunidades:
A implementação da logística reversa de embalagens em geral pode ser um desafio para as empresas e os órgãos governamentais;
No entanto, é um passo importante para reduzir o impacto ambiental dos resíduos sólidos urbanos e promover a sustentabilidade.
Implementação de sistemas: As empresas precisam desenvolver e operacionalizar sistemas de logística reversa, o que pode ser um desafio.
Cadastramento e relatórios: As empresas devem cadastrar seus sistemas de logística reversa e apresentar relatórios anuais de desempenho.
Oportunidades de inovação: A logística reversa pode gerar oportunidades de inovação e redução de custos para as empresas.
Setores Envolvidos:
Empresas: Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de embalagens em geral;
Cooperativas de catadores: Organizações que promovem a coleta e reciclagem de materiais;
Consumidores: Partes fundamentais no processo de logística reversa, pois são responsáveis por devolver os produtos e/ou embalagens após o uso.





Comentários